Domingo, 9 de Agosto de 2009

Querida Marta

9Ago09

 

Tens reagido da melhor forma à quimioterapia.O transplante esteve agendado para dia 5,mas,até à hora de jantar,não tinha acontecido.Ficámos todos preocupados,porque não nos disseram e receámos que pudesse ter havido qualquer problema com o dador.Mas a Mamã veio a saber,já noite,a razão:o sangue do dador é extremamente rico o que obrigou a um tratamento mais demorado.É sangue fresco(não congelado) o que indicia que o dador se deslocou ao IPO nesta data.É "o sangue do Santinho",foi assim que o baptizaste com teu Pai quando estavas a recebê-lo no dia 6.E,fantástica coincidência,porque dia 6 de Agosto foi o dia em que foste baptizada,é como se renascesses nesta data para uma nova vida.Mas é também o dia de aniversário do Papá,parece que o acaso não é acaso nestas estranhas coincidências.

Longe de ti,no "Hospital" com a Rita,como já te expliquei,fui recebendo as seguintes mensagens:da Mamã"Vai ser agora...",do Papá"Está a iniciar uma nova vida.As células da medula chegaram!".Era,de facto,um momento decisivo pelo qual esperávamos desde o diagnóstico que te fizeram em Janeiro.Desde aí ocorreram mil e uma coisas,transplante sim ou não?Se sim e o dador?É muito difícil encontrar dador fora da família nuclear!A Sofiazinha vai nascer,talvez  seja compatível.Nasceu e não é compatível! No banco de dados não há dadores compatíveis!Sem transplante há uma praticamente certa probabilidade de insucesso!Facebook,internet,Amigos,Comunicação social:vamos salvar a Marta.Funcionou e agora está a acontecer.Momento fantástico para quem tanto desesperou.Na véspera,o Papá tinha-me enviado a seguinte mensagem"Tudo tranquilo.Vai ser amanhã.As células são muitas e de boa qualidade e estão a ser preparadas para terem menos volume dado o tamanho da Marta.Por isso amanhã é um dia de três nascimentos:o meu,o da Marta(dia do baptismo dela) e o dia zero da nova medula.Nada é por acaso."

 

Acabei de visitar-te.Estás,há quinze dias,num quarto de,talvez,9m2,completamente isolada.Só os Pais e a Avó Lu podem entrar,depois de despirem toda a roupa,desinfectarem-se,vestirem roupa esterilizada,e usarem máscara.Nós podemos ver-te através do vidro da janela e comunicar com um telefone interno.É preciso ter muita força para te manteres sem queixumes,sem protestos! Onde a vais buscar?

Até agora tudo está a correr bem,o melhor possível,diz-nos a equipa médica dirigida pelo Prof.Abecassis.

É uma alegria enorme ver-te e encontrar-te activa e exuberante naquelas condições.Não sabemos quando acabará o internamento,depende das reaccções que vais ter não só à quimio(que já terminaste)mas,principalmente,ao transplante.Vamos vivendo o dia a dia,tu e nós,na certeza de que te irás salvar.

 

publicado por avorui às 22:38
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Helena Balan a 10 de Agosto de 2009 às 08:48
dia 5
Estou em Fátima a rezar pela MArta e por todos voces.
acendi 1 vela daquelas grossas em nome da minha familia em prol da Marta
e acendi tb 1 vela igualmente grossa em nome da familia Santos (familia da Mafalda do Botaozinho) tb em prol da Marta
bjocas grandes para todos e boa sorte


De Helena Balan a 10 de Agosto de 2009 às 08:55
Regressei de ferias, estou de volta.
e já andei a ler o seu fantastico blog.
Embora tenha noticias quase diarias da marta, é sempre bom ler este blog ... a sua forma de descrever esta situação toda é realmente excepcional, mto afectuosa, mto sensivel...
so uma pessoa com mto amor escreve desta forma.
obg por dar continuidade a este espaço.

Que bom que a martinha esta a reagir bem
nunca duvidei disso
Que miuda fantastica, que força que ela tem...
e como deve ser dificil para ela estar isolada de tudo o que gosta...

Força para todos
Estamos mesmo a chegar ao fim deste filme
e com um big happy end.


De Paula Santos a 12 de Agosto de 2009 às 00:04
Desejo apenas duas coisas amor e saude....é tudo quanto precisam! Martinha os teus amigos falam em ti muitas vezes, e isso é mesmo sinal que és especial...mesmo longe eles sentem-te perto! Mil beijos e com certeza que tudo não vai passar senão de um FINAL FELIZ. Paula, Carlos, Frederico e Mafalda


De Miriam a 12 de Agosto de 2009 às 00:19
Beijinhoooooooooooooooooooooooooooooooo muito grande à Martinha

Miriam Assor


De madalena a 1 de Outubro de 2009 às 14:44
Como entendo esta mãe ..o seu medo é o meu medo, a sua tristeza é a minha tristeza , o seu desespero é o meu desespero, a sua esperança é também a minha esperança.........casos diferentes....dores iguais.....MAS VAMOS AMBAS VOLTAR A SORRIR...VAMOS CONSEGUIR..........as n/ meninas são seres humanos incríveis ..nem dá para perceber como conseguem...talvez seja um anjinho da guarda no céu a olhar para elas....ABRAÇO GRANDE PARA ESTA MÃE , PARA ESTE PAI E PARA A GRANDE MARTINHA.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Queridos Leitores

. QUERIDA MARTA

. Queridos Leitores

. Queridos Leitores

. Queridos Leitores

. QUERIDOS LEITORES

. QUERIDOS LEITORES

. Querida Marta

. Querida Marta

. QUERIDA MARTA

.arquivos

. Maio 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds